sábado, 21 de setembro de 2013

Na sombra dos Eucaliptos

O Sport Club Internacional havia sido fundado em 4 de abril de 1909 e depois de alguns treinamentos, na rua Arlindo, o Correio do Povo de 10 de junho publicava em destaque uma notícia que espantava os aficionados daquela época.
Como é que um clube novo, ao completar 60 dias de existência e formado por jovens inexperientes, tinha o atrevimento de tomar tal atitude:
O Sport Club Internacional pretende medir forças com o veterano Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense e o desafio foi feito, segundo está sendo propalado. O team do Sport Club Internacional tem excelentes elementos, com destaque para Mendonça, Cunha, Weternich e Poppe I. O goal-keeper será Luis Poppe, que já jogou no team do Club Atlético Paulistano, de São Paulo. Se o jogo sair será um sucesso.
E a edição do mesmo jornal do dia 23 de junho de 1909, na página de Sports, publicava com destaque:
As diretorias do Grêmio e do Internacional, reunidas na sede da Sociedade Leopoldina, decidiram realizar um match de desafio, a ser realizado no dia 18 de julho de 1909.
Na edição de domingo, dia 18 de julho, o Correio do Povo publicava:
No gramado dos Moinhos de Vento, do Grêmio Porto-Alegrense, será realizado hoje o match-desafio, o primeiro a ser realizado entre Grêmio e Internacional. Os teams serão os seguintes:
Internacional, camisa encarnada: Poppe II, Portella, Simoni, Vinholes, Pires, Weternich, Poppe I, Horácio, Juvenalino Cesar, Mendonça e Carvalho.
Grêmio, camisa azul: Kaffels, Depermann, Becker, J. Karls, Black, Mostardeiro, Brochado, Moreira, Booth, Schroeder e Grunewald.
Resultado: Grêmio 10 x 0 Internacional.
Houve uma grande supremacia do Grêmio, que já jogava há 6 anos. A falta de experiência do team do Internacional foi total. O Grêmio, possuindo jogadores famosos, alguns vindos da Europa, não teve dificuldade em massacrar o seu antagonista, composto de jogadores jovens e sem experiência. Foi uma temeridade o desafio feito pelo Internacional ao veterano Grêmio.
Foi o primeiro embate na vida do clube e ninguém poderia imaginar que na sequência dos jogos, através dos anos, esses dois clubes iriam traçar o verdadeiro sentido do foot-ball em nossa terra.
Hoje, passados mais de 100 anos, o clube alvi-rubro ultrapassou o seu forte adversário e se situa em uma posição de tal destaque no cenário internacional, que aqueles meninos de 1909 estavam longe de imaginar.
Era o início de uma caminhada e a terrível derrota deveria se transformar em incentivo para futuras vitórias. E a data de 18 de julho de 1909 jamais será esquecida., pois ela representou uma advertência e o dever de lutar e evitar que a derrota pudesse se repetir.
(Baseado em dados da obra "Na Sombra dos Eucaliptos", de Carlos Lopes dos Santos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário